Por que a pontualidade é essencial? Saiba como ser pontual

A habilidade de chegar no local e hora combinados, sem atrasos, e, preferencialmente com antecedência, demonstra profissionalismo no serviço prestado por um taxista. A pontualidade é vista com bons olhos pelos seus clientes, e proporciona boa percepção de sua marca, transmitindo confiabilidade e qualidade.

A pontualidade ganha especial relevância nas corridas programadas: se um cliente agenda uma corrida, é razoável supor que ele está muito atento com o horário. Isso significa que um atraso de qualquer natureza pode se transformar em um grande transtorno, gerando diversos prejuízos para sua marca.

Refletindo sobre esse tema, nas linhas a seguir, vamos analisar a importância da pontualidade no serviço de táxi, e, em seguida, apresentar algumas dicas que podem ajudá-lo a ser pontual em suas corridas.

Pontualidade é essencial

Imagine que um cliente tenha agendado uma corrida de táxi, partindo de sua residência até o aeroporto. O horário combinado foi às 6 horas da manhã. Agora, imagine que o taxista tenha calculado mal o tempo para chegar ao local combinado e que termine se atrasando por mais de 15 minutos.

O resultado catastrófico desse atraso pode significar a perda do voo do passageiro e, mais do que isso, a perda de compromissos inadiáveis que ele tinha na cidade de destino. Como calcular um prejuízo tão grande?

É mais importante prevenir do que trabalhar nos impactos desses prejuízos. Assim, é necessário evitar que os atrasos ocorram, já que os prejuízos vão muito além da imagem do taxista como profissional, e frequentemente atingem a imagem da Central de Táxi, que perde credibilidade com a má conduta de seus associados.

Pontualidade é sinônimo de profissionalismo. Muitos passageiros querem chegar rápido, sem atraso em seus compromissos. Nesse cenário, a pontualidade do taxista é essencial para que tudo saia como o planejado pelo cliente.

Como ser pontual?

É preciso admitir que tem gente que tem dificuldade em chegar na hora. Algumas pessoas sempre atrasam. Elas têm limitações de natureza pessoal e nunca conseguem cumprir horários.

Não somente no táxi, mas em qualquer prestação de serviço é necessário corrigir a falta de pontualidade.

As dicas a seguir devem ajudá-lo a resolver o problema.

Dica 01 – Querer é o ponto de partida

Antes de tudo, é necessário que você queira ser pontual. Algumas pessoas observam benefícios de natureza emocional quando se atrasam em seus compromissos. São situações específicas da história de cada pessoa que levam a esse tipo de comportamento.

Pode parecer estranho, mas tem gente que não gosta de se submeter a regras de horário e fará questão de chegar atrasado. Chegar na hora provocaria algum tipo de dor emocional. Há ainda aqueles que querem se sentir importantes e atrasam para ver o alívio do cliente ao chegar. Tudo isso é amadorismo.

Acredite: não existe qualquer benefício em chegar atrasado. Você tem de acertar sua mentalidade desde já e trabalhar para que isso seja revertido. Se for o caso, procure ajuda profissional.

Dica 02 – Utilize gatilhos para lembrar

Se o seu problema é esquecer a hora do compromisso, utilize gatilhos que o façam lembrar o compromisso assumido. A tecnologia está a seu favor e você pode fazer uso de despertadores barulhentos e até de aplicativos de celular. O que não pode é esquecer!

Dica 03 – Calcule os detalhes necessários

Na hora de calcular o tempo para o seu compromisso, inclua todos os detalhes necessários. Por exemplo, o tempo de preparo para sair do seu local de origem e eventual tempo no abastecimento de combustível. Muitos taxistas erram calculando apenas o tempo do trajeto, esquecendo-se dos detalhes. Desse modo, se o tempo do trajeto é de 30 minutos, mas foram gastos 10 minutos no abastecimento e para sair de seu local de origem, o tempo total é de 40 minutos, e não de apenas 30 minutos. Leve isso em consideração para não se atrasar!

Dica 04 – Adicione “gordura”

Essa é a dica mais preciosa de todas: adicione um tempo complementar proporcional ao necessário para cumprir a promessa. É o que chamamos de “gordura”. Pode ser que você não a use, mas ela estará lá para ser queimada.

No exemplo anterior, o tempo total necessário, após análise de detalhes, é de 40 minutos. O recomendável é acrescentar alguns minutos de gordura para lidar com imprevistos, pois ninguém está livre deles, certo?

Quantos minutos você deve adicionar de gordura? Você saberá de acordo com a sua experiência. Comece com um valor e vá ajustando com o tempo. Note que esse conceito de gordura pode ser utilizado também em questões de orçamento. Mas isso é assunto para outra ocasião.

Como podemos observar, a pontualidade é uma habilidade que pode ser conquistada e trabalhada. Nós vimos que ela é essencial para o bom desempenho das funções do taxista. Siga as dicas apresentadas e lembre-se de que não há problema em chegar cedo a um compromisso, mas há diversos problemas em se atrasar.