Dicas para limpeza do WhatsApp

Dicas para a limpeza do Whatsapp

O atendimento via Whatsapp nas Centrais de Táxi tem sido muito importante para se comunicar com passageiros e conseguir mais corridas, seja através de um número próprio da central, seja por contato direto entre o cliente e o taxista.

Ocorre, porém, que após algum tempo de uso, temos centenas de fotos, áudios e vídeos que ficam armazenados no dispositivo, o que pode gerar problemas de falta de memória, bem como queda no desempenho do aparelho, que tende a ficar mais lento e até a travar em alguns momentos.

Pensando especificamente neste problema, desenvolvemos este texto com a finalidade de lhe auxiliar no importante processo de limpeza do Whatsapp, que deve ser realizado com alguma regularidade para prevenir essas questões.

Limpeza do Whatsapp através da desinstalação do aplicativo

Diante da perda de eficiência e da falta de memória provocada pelos arquivos acumulados pelo Whatsapp, muita gente opta pela desinstalação do aplicativo e, em sequência, faz o processo de instalação novamente.

Embora esta seja uma das soluções possíveis, ela não é a mais eficiente por conta do tempo que leva para ser executada. Além disso, se não for realizada de modo adequado, pode ocorrer de todos os arquivos anteriores continuarem armazenados em seu celular, o que terá tornado todo o procedimento inútil.

Como se não bastasse, é preciso lembrar que o procedimento terá que ser repetido todas as vezes que o acúmulo de arquivos voltar a ocorrer. Por conta disso, analise com calma e atenção as opções a seguir…

Prevenindo a limpeza do Whatsapp

Uma forma simples de evitar ou retardar o processo de ocupação da memória do aparelho, é simplesmente desabilitar o download automático de mídia, como fotos, vídeos e áudios.

Fazendo isso, somente quando você clicar no arquivo que recebeu é que o download do mesmo se iniciará. O controle fica nas suas mãos! Isso permitirá que você selecione o que lhe interessa de fato e evite a ocupação indiscriminada da memória do seu dispositivo com coisas sem a menor relevância para você.

Para desabilitar o download automático acesse as configurações do seu Whatsapp e Clique em “Uso de Dados”. Por ali será possível selecionar em que situações de rede a ele será permitido.

Limpeza do Whatsapp através de aplicativos

Uma opção bastante viável e interessante para executar com eficiência o processo de limpeza do Whatsapp se dá através do uso de aplicativos que permitem selecionar o que você quer excluir. Você pode procurar por bons aplicativos no Google Play ou na Apple Store. Um bom exemplo é o Clean WhatsApp, que é um aplicativo gratuito e que foi desenvolvido por um brasileiro.

Outra opção é instalar um aplicativo para gerenciar os arquivos do seu celular (este é o caso do ES File Explorer) e, em seguida, acessar a pasta do Whatsapp, que tem o mesmo nome do aplicativo.

Dentro desta pasta, haverá uma pasta chamada “Media” que, quando aberta, revelará todas as pastas de arquivos do Whatsapp, conforme o tipo de mídia, como vídeos, áudios e imagens. A partir daí, é só abrir a pasta do que você quer excluir, selecionar os arquivos a serem deletados e excluí-los.

Este procedimento é bem simples e permitirá liberação imediata de memória. Para complementar, nada custa lembrar que imagens e vídeos normalmente são os tipos de arquivos que mais ocupam espaço de memória.

Backup de arquivos do Whatsapp

Como estamos falando de uso profissional do Whatsapp, seja pelas centrais de táxi, seja diretamente pelos taxistas, uma questão que merece muita atenção é a necessidade de se arquivar algumas mensagens, dependendo da importância do conteúdo.

Na prática, pode se verificar a necessidade de fazer um backup de alguns arquivos e conversas, até para dirimir dúvidas posteriores dos clientes ou até como efeitos de defender a cooperativa, diante de uma responsabilização injusta por parte do passageiro.

Assim, antes de proceder a limpeza do Whatsapp, conforme recomendamos anteriormente, faça o backup dos arquivos e conversas relevantes, enviando-os, por exemplo, por e-mail.

Para acessar a função “Enviar conversa por e-mail”, abra a conversa individual ou de grupo, toque no botão “Menu”, clique em “Mais”, e selecione “Enviar por email”. Em seguida, escolha entre Anexar Mídia ou não.
Após isso, um email será criado tendo o histórico de conversa anexado a si, em formato txt, além dos arquivos de mídia, conforme a sua opção.

 

Com base nessas práticas simples de limpeza do Whatsapp, o seu aplicativo e o seu aparelho continuarão funcionando perfeitamente, de modo que você poderá usufruir de uma comunicação tranquila e eficiente com os seus passageiros, sem maiores dificuldades. Faça bom uso dessas informações e bom trabalho!