Como o conhecimento pode ser uma vantagem competitiva do Táxi em relação ao Uber

Será que existe alguma vantagem competitiva do táxi em relação à concorrência que surgiu nos últimos anos? Em caso afirmativo, como garantir e explorar essa vantagem?

Em tempos de crise econômica, taxistas de vários lugares do país têm convivido com o aumento espantoso no número de concorrentes. Neste cenário, é necessário procurar por caminhos que diferenciem o seu serviço de táxi dos demais.

Refletindo sobre esse assunto, discutiremos uma vantagem competitiva do taxista que vai além de itens de conforto propostos por muitos serviços que estão aparecendo.

Onde está a vantagem competitiva do taxista?

Nos dias de hoje, proporcionar bom atendimento ao cliente, demonstrando educação e oferecendo elementos para o seu conforto ao longo do trajeto, passou a ser uma premissa para competir em pé de igualdade com os outros serviços de transporte.

Assim, é necessário diferenciação. Existe um ponto falho que é predominante em alguns dos concorrentes e que pode ser explorado: a prestação do serviço de transporte por motoristas inexperientes. Muitos deles não conhecem os caminhos mais básicos da cidade.

Repare que muitos desses motoristas não eram profissionais até pouco tempo. Assim, eles seguem um aplicativo de GPS, como o Waze ou Google Maps, para se guiar na cidade e chegar ao destino solicitado pelo passageiro. O problema é que esses aplicativos muitas vezes não indicam os melhores caminhos e, em alguns casos, apontam atalhos que podem representar risco à integridade física do passageiro, como é o caso de ruas e áreas da cidade em que a criminalidade é significativa.

Por outro lado, motorista de táxi tem experiência com as ruas. Muitos já desempenham a função há muitos anos. Além das ruas, conhecem bem o trânsito, as áreas de risco, os locais famosos e os eventos da cidade.

Logo, os caminhos escolhidos por bons motoristas de táxi tendem a ser mais seguros e eficientes, comparando-se com motoristas inexperientes.

O essencial para os passageiros

Se você parar para pensar, a essência do serviço de transporte de passageiros é que o cliente seja levado do Ponto A ao Ponto B, de forma segura, eficiente e confortável.

Considerando-se esses três itens, observe que a segurança é mais importante do que a eficiência e o conforto, pois é primordial chegar ao destino com a integridade física preservada. Isso não quer dizer, contudo, que não possa existir transporte seguro, eficiente e confortável. É apenas uma indicação do que é mais prioritário para os clientes.

Passageiro que ser atendido rapidamente, entrar no carro e chegar ao destino sem ter de se preocupar com o desconhecimento do motorista em relação às ruas. Ele não quer se estressar explicando o caminho, nem perder tempo e nem pagar a mais pelos erros do motorista.

Assim, se você é um taxista, mantenha-se atualizado sobre tudo o que ocorre na sua cidade, colocando o seu conhecimento para servir bem seu cliente.

Como a Central de Táxi pode explorar essa vantagem?

Sua Central de Táxi deve explorar a ideia de que o passageiro é conduzido seguramente por profissionais.

Que, além de conforto e eficiência, o passageiro andará com segurança, chegando no local correto sempre. Passageiro no Rio de Janeiro, com mala e pedindo para ir ao Galeão significa que ele deseja ir ao Aeroporto Internacional da cidade, e não a uma borracharia que é, por vezes, indicada erroneamente em um GPS.

Ou seja, a equipe de Marketing de sua Central de Táxi pode e deve explorar todos os pontos de vantagem mencionados que os motoristas profissionais têm em relação aos inexperientes.

Estórias engraçadas podem ser contadas. Textos, imagens ou vídeos com o conteúdo que apoia essas ideias podem ser utilizados e disparados no Facebook, Youtube, Google Adwords, e também em cartões e panfletos.

E, para finalizar, um ponto importante: garantir que a própria frota de motoristas seja bastante profissional.