categoria-taxi

Categorias de táxi: crie filtros para os serviços e veículos da sua central

Há diferentes categorias de táxi. Cada taxista tem seu jeito de trabalhar, não é mesmo? Alguns aceitam animais no seu táxi. Outros possuem cadeirinha para criança. Alguns são adaptados para portadores de necessidades especiais.

Há também os taxistas que aceitam entregar encomendas, os que tem porta-mala grande e os táxis de luxo.

Por outro lado, cada passageiro tem seu tipo de necessidade. Os que são fumantes. Alguns estão fazendo mudança ou até mesmo as passageiras que preferem viajar com uma taxista mulher.

O táxi é um serviço plural, que tem opções para todos os tipos e gostos.

É por isso, que uma dica da Taxi Machine é oferecer aos seus taxistas e ao seu passageiro, a possibilidade de filtrar o tipo de táxi ideal para ele.

Categorias de táxi

Os apps que usam a plataforma da Taxi Machine já podem realizar isso desde a atualização de 2018. Desde então, centenas de centrais já aderiram a essa funcionalidade. Listaremos aqui alguns desses filtros criados.

Aceita animais

Uma das categorias de táxi mais comuns é a que aceita ou não animais. Muitos passageiros querem levar seu bichinhos com eles onde quer que eles estejam. Ou somente levar o pet para um passeio no parque ou no Pet Shop.

Por outro lado, muitos taxistas não querem levar os animais com eles. Têm medo que eles danifiquem ou sujem o táxi. Assim, a maneira mais honesta e democrática de resolver esse problema é permitir que o taxista e o passageiro decidam isso.

Oferecendo esse filtro, você sairá na frente inclusive da Uber, que há cerca de três anos, cancelou a sua modalidade Uber Pet. Assim, motoristas e passageiros acabam precisando negociar essa ida do animalzinho.

Além do mais, você pode categorizar animais de pequeno, médio ou grande porte.

Ah, não esqueça que esse filtro não vale para cães-guias, que são obrigados por lei a serem levados em qualquer transporte com seus donos.

Fumante

As leis brasileiras anti-tabagismo têm sido bem rigorosas nos últimos anos. É cada vez mais comum ver espaços onde fumar não é permitido em hipótese alguma.

Para o taxista, a situação é ainda mais complicada. Afinal de contas, o cheiro do cigarro pode ser bem forte e ficar grudado no carro.

No entanto, caso haja taxistas que se sintam à vontade com esse público, oferecer essa possibilidade ao cliente é possível.

Porém, fique atento a lei do seu município. Alguns proíbem inclusive o uso do cigarro por passageiros.

Executivo

O Táxi Executivo é ideal para quem oferece um serviço mais luxuoso. Por outro, lado alcança passageiros dispostos a pagar mais e ter um transporte mais confortável. É ideal para cerimônias de casamento e formatura.

Wi-FI

Alguns passageiros não gostam de se desconectar nem por um minuto, não é mesmo? Há também os que por necessidade, principalmente em uma viagem maior, precisa ter uma conexão Wi-fi. Por isso, oferecer uma categoria com táxi que possuem esse tipo de serviço é uma boa opção.

Mais lugares

Você taxista já deve ter passado por essa situação. Um grupo de amigos pede pra você os levar até um determinado local. No entanto, são cinco e você só possui no máximo quatro lugares. Aí eles tentam argumentar que são magrinhos ou que a distância é curta. Já você fica na dúvida de levar ou não. Porém, nunca se deve levar mais pessoas do que a capacidade.

É por isso, que existem táxis maiores, com mais lugares e que possibilitam justamente esse tipo de viagem. Assim, você pode unir a demanda do seu passageiro com a oferta do taxistas.

Porta-mala grande

Uma das mais tradicionais categorias de táxi é o veículo com porta-mala grande. Esse tipo é ideal para seu passageiro que está indo para uma viagem, que está transferindo materiais de um local para outro ou que fez comprar no supermercado.

Aceita encomenda

Muitas vezes um passageiro não pede uma viagem nem para si nem para terceiros. Mas sim para levar uma encomenda de um ponto A para um ponto B.

Muitos taxistas se sentem inseguros em realizar esse tipo de procedimento. Afinal, há sempre o risco de má fé, drogas ou objetos roubados. Porém, os taxistas que desejarem realizar esse tipo de serviço podem assim se cadastrar.

Lembrando sempre de prestar atenção com o que está levando. Exija sempre a nota fiscal para realizar o transporte da mercadoria.

Taxista mulher

Com os números alarmantes de violência contra a mulher, muitas só se sentem à vontade para realizar o transporte com uma igual. Assim, ofereça a sua passageira e também às taxistas da sua central a possibilidade de realizar viagem entre elas. Isso atrairá novas passageiras e taxistas para sua central.

Levar criança

Esse filtro é muito importante. Desde 2010, crianças de 0 a 10 anos precisam ser transportadas em cadeirinhas especiais. O ideal é que os responsáveis sempre levem as cadeirinhas quando utilizarem o táxi. No entanto, esse nem sempre é o cenário real.

Assim, como taxista, busque oferecer sempre esse utensílio capaz de salvar a vida dos pequenos. Como gestor, permita que seus passageiros com essa necessidade encontrem táxis com esse objeto.

Adaptado à necessidades especiais

A vida de quem é portador de necessidades especiais não é nada fácil no Brasil. Além das próprias dificuldades impostas pela própria condição física, os veículos nem sempre são adaptados. Assim, busque oferecer aos seus passageiros esse diferencial e caso tenha um veículo na sua frota, filtre para facilitar a vida deles.

Viagens

Alguns passageiros buscam um táxi para realizar viagens mais longas, para outras cidades. Por isso, se tiver taxistas em sua central propostos a realizar esse tipo de serviço, crie um filtro para tal.

Antes de implementar os filtros, não esqueça de realizar um levantamento dentro de sua central se há taxistas dispostos a fazer o trabalho. Afinal de contas, caso o passageiro peça um táxi de um filtro que nenhum taxista realize, isso gerará descredito da sua central.