Aplicativo de táxi: 11 motivos para contratar a Taxi Machine

A Taxi Machine é um produto que permite grupos de taxistas de todo o Brasil terem o seu próprio aplicativo de táxi. Assim, eles conseguem disparar suas corridas de forma mais rápida e eficiente, entrando de vez na nova era da mobilidade urbana.

Alguns taxistas se perguntam se essa seria a melhor alternativa para melhorar seu negócio. É por isso que preparamos esse material.

Destacamos os 11 principais pontos que te farão contratar a Taxi Machine.

1 – Maior desenvolvedora de apps do Brasil

A Taxi Machine é um produto desenvolvido pela empresa carioca Machine. Fundada pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro eletrônico Ricardo Góes, a Machine é especialista no desenvolvimentos de apps de transporte.

Além da Taxi Machine, a empresa é responsável por mais outros dois produtos. A Moto Machine, voltada aos mototaxistas e a Driver Machine, voltada aos motoristas particulares.

Somados os apps desenvolvidos pela empresa em seus três produtos, a Machine possui mais de 400 aplicativos publicados na Play Store. Tornando-se a maior desenvolvedora de apps do Brasil.

A missão da empresa é oferecer tecnologia de ponta para empoderar pequenas, médias e grandes centrais de táxi, mototáxi e motoristas particulares para competirem no mercado de mobilidade urbana.

2 – Modernização da sua central

O mercado de táxi tem passado por muitas transformações nos últimos anos. Além de todas as dificuldades já presentes neste trabalho como a insegurança e os custos de manutenção, os apps de transporte como a Uber e a 99 chegaram no Brasil como uma forte concorrência ao serviço de táxi.

Relatos de sindicatos da categoria pelo Brasil revelam que houve queda na procura pelo serviço após a chegada dos apps. Por isso, é necessário inovar, otimizar seus gastos e modernizar sua gestão.

Contratando a Taxi Machine você garante um sistema eficiente de despacho de corridas. Assim, você não fica mais dependente dos sistemas de rádio que, querendo ou não, geram um custo a mais para você e um certo incômodo para os passageiros. O sistema permite que um atendente receba a solicitação de corrida, seja por Whatsapp, telefone, SMS, e-mail, etc, e envie a corrida para o taxista mais próximo, seja pela distância ou pela fila. Dependendo da sua forma de disparo.

3 – Oferecer um aplicativo de táxi para seus clientes

Tradicionalmente, o táxi pode ser solicitado no ponto, na rua ou entrando em contato direto com a central. Para isso, como falamos no tópico 2, a plataforma da Taxi Machine é ideal para a gestão do seu negócio.

Porém, nos últimos anos, principalmente com o sucesso dos apps de transporte, o mercado de táxi percebeu que também era necessário oferecer essa forma para que os passageiros consigam chamar um transporte.

De Maio a Dezembro de 2018, os aplicativos representaram 59% das corridas solicitas pelos apps Taxi Machine.

A Taxi Machine oferece um aplicativo de táxi com design intuitivo, moderno e de fácil uso para clientes e taxistas.

Ah, como muitas centrais de táxi trabalham com corridas agendadas, o app da Taxi Machine oferece essa possibilidade. Seu passageiro pode agendar a corrida pelo aplicativo de táxi e esperar sem preocupações.

4 – Atualizações periódicas

Apesar de entender a importância de ter um app, você pode se questionar sobre os custos de manutenção tecnológica. Afinal de contas, nesse meio é necessário estar em constante evolução, atualizando e oferecendo o que há de melhor para seu cliente.

É por isso que uma das vantagens de contratar a Taxi Machine é que o taxista não precisa se preocupar com a parte tecnológica. A Machine ficará responsável pelas atualizações e manutenções do app e da plataforma, sempre oferecendo o melhor para centrais, passageiros e taxistas.

5 – Suporte técnico especializado

A Machine dispõe de um suporte especializado e eficiente para servir os gestores das centrais. Desde os primeiros dias com a plataforma, o suporte da Taxi Machine está à disposição para tirar dúvidas e solucionar os problemas que os gestores podem vir a enfrentar.

6 – Histórias de Sucesso de aplicativos de táxi

Centrais de taxistas de todo o Brasil já estão utilizando a tecnologia da Taxi Machine.

Publicamos regularmente aqui no blog algumas histórias de sucesso de aplicativos de táxi desenvolvidos com a tecnologia Taxi Machine:

SindiTaxi

Em Abril de 2016, a Uber chegou na capital cearense, Fortaleza. Neste momento, os taxistas da região começaram a perceber uma queda na quantidade de solicitações do serviço.

Segundo o Sindicato dos Taxistas do Ceará (SindiTaxi), a queda no faturamento dos profissionais em um mês após a chegada do app foi de 45%.

Dessa forma, um grupo de taxistas decidiu que era preciso reagir. Ter um aplicativo próprio, que representasse a categoria e fizesse concorrência com apps de mobilidade que estavam chegando na cidade. Então levaram a ideia até o Sindicato, que abraçou a causa colocando seu nome e credibilidade ante o povo cearense no aplicativo.

Foi assim que surgiu o APP SindiTaxi, um dos principais aplicativos para taxistas do Brasil. Segundo Mauro Roure, um dos gestores do aplicativo, o projeto inicialmente  esbarrou nas limitações financeiras que o grupo tinha para uma divulgação massiva do aplicativo de táxi. “Por isso o nome do SindiTaxi foi crucial para o sucesso do aplicativo. Conseguimos mídia espontânea através de um café da manhã com a imprensa onde apresentamos nossa idéia, que era inovadora, pois nenhum sindicato do Brasil havia realizado nada parecido”.

Com o apoio da mídia e a colaboração dos taxistas envolvidos no projeto, o aplicativo nasceu. Desde então o crescimento do número de usuários não para de crescer.

Copa Taxi

Antes mesmo da Uber e da 99 chegarem em Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, uma central de táxi trouxe um app para a cidade: a Copa Táxi.

Antônio Rangel, gestor do aplicativo, conta que há alguns anos apenas uma central na cidade fazia viagens de táxi por meio de solicitações via rádio. Antônio tinha uma pequena frota. Então decidiu implantar um sistema de rádio transmissão em seus veículos. “Divulguei um número de telefone fixo e quando recebíamos a ligação, anotávamos e repassávamos via rádio para os demais colegas a corrida. Depois de um tempo percebi que era necessário montar uma central, pois a quantidade de corridas não parava de aumentar. Então contratamos uma atendente para trabalhar de dia. Depois contratamos mais uma para o turno da noite. Quando vimos estávamos com 20 atendentes”. Foi então que veio a ideia dos aplicativos.

Antônio conta que eles já haviam tentado ter um aplicativo, mas a burocracia era tanta que inicialmente o projeto não deu certo. Tempos depois ele descobriram a Taxi Machine, produto da empresa carioca Machine, especializada em apps de transporte.

Então, eles foram os primeiros a terem um aplicativo na cidade. “Começamos a testar esse sistema. Primeiro colocamos alguns taxistas recebendo só corrida por app. Como todo início, houve resistência, mas nós tínhamos tantas corridas que já não estávamos dando conta só com a central. Se hoje não tivéssemos um app ou um sistema de despacho, seria impossível. As atendentes saiam exaustas do trabalho, pois era ligação o tempo todo”.

Táxi Gold

Durante o ano de 2016, os taxistas de Juiz de Fora-MG começaram a notar uma queda nas chamadas de táxi. Os aplicativos de motorista particular como a Uber haviam chegado na cidade com preços bem baixos.

Foi quando um grupo de amigos taxistas percebeu que era preciso fazer algo para solucionar a situação. Então nasceu o Táxi Gold, um dos principais apps de Táxi de Minas Gerais.

Segundo Marcelo Alhadas, um dos fundadores do Táxi Gold, a recepção do aplicativo pela população da cidade foi muito positiva. Para ele, ao contrário do que muita gente pensa, as pessoas não começaram a odiar o táxi e a amar os aplicativos do nada.“A grande questão é o preço. Então quando começamos a oferecer descontos, os passageiros adoraram”.

Marcelo vê que o mercado de táxi apresenta grandes desafios. Para ele, o táxi acaba sofrendo com a desinformação de parte da população. “Tem gente que pensa que quando estamos em bandeira 2 cobramos o dobro do preço. Uma outra reclamação é a bandeirada (valor fixo). As pessoas pensam que os apps não cobram”.

7 – Três planos que encaixam com seu trabalho e com seu bolso

A Taxi Machine oferece três planos para o gestor escolher o que melhor se encaixa com sua central.

Confira o que melhor encaixa com seu perfil na aba preços do site.

8 – Plataforma configurável e personalizada

A Taxi Machine possibilita configurar vários pontos da plataforma e do app do seu jeito. Você define a logotipo, os preços e as regras. Configura a forma de despacho (proximidade ou fila), além de poder criar multi categorias, como, por exemplo, tamanho da mala, taxistas mulheres ou táxi de luxo.

9 – Possibilidade de parcerias com outras centrais de táxi do Brasil

Umas das vantagens que a Taxi Machine oferece é um eficiente sistema de transbordo. Como assim? Imagine que você seja de uma central de Belo Horizonte. Seu cliente vai fazer uma reunião em Juiz de Fora, onde sua central não atua. Ao fazer uma parceria de transbordo com uma central da cidade, seu cliente conseguirá ser atendido por um taxista da região, por meio do seu próprio aplicativo de táxi. O inverso também ocorrerá, caso um cliente dessa central vá na região que você atua, ele conseguirá solicitar uma táxi da sua central pelo app parceiro.

10 – Funcionalidades

A plataforma da Taxi Machine oferece diversas funcionalidades essenciais para seu negócio. Além do sistema de transbordo, do aplicativo de táxi para Android e Apple, você poderá oferecer aos seu passageiros pagamento por cartão de crédito via app, taxímetro virtual, cupons de descontos configuráveis por você, serviço de troca de mensagens entre taxistas, centrais e passageiros e um módulo especial para empresas conveniadas e estabelecimentos parceiros, que te garante prestar um serviço de qualidade para empresas da sua região.

11 – Segurança do taxista

A insegurança gerada pela violência nas ruas é uma das maiores preocupações dos taxistas. Pensando nisso, a equipe de engenharia da Machine buscou produzir um sistema de segurança que os ajude ainda mais.

Assim, o app traz como novidade novos dispositivos de segurança. A central pode obrigar clientes a informarem seus CPFs antes de solicitarem corridas. Além disso, quando uma corrida toca no celular do taxista ele é informado da quantidade de viagens que esse passageiro já fez.

Além do mais, o app oferece um dispositivo de pânico que quando apertado pelo taxista, alerta a central e os taxistas mais próximos da região.

Conclusão

Não há fórmula mágica, mas a Taxi Machine é a tecnologia essencial para o seu negócio. Oferecer um app para seus passageiros é garantir a eles uma nova forma de solicitar corrida. Ou seja, mais praticidade. Além disso, uma plataforma que otimize seu trabalho é algo essencial.

Já são centenas de centrais espalhadas por todo o Brasil provando que é possível concorrer lado a lado com Uber, 99 e apps de transporte.